Exame de Qualificação

  1. O Exame de Qualificação será obrigatório para todos os alunos do Programa.
  2. O objetivo do Exame de Qualificação é o de avaliar a maturidade e o desempenho acadêmico do aluno na sua área específica, bem como o andamento do seu projeto de pesquisa.
  3. Os prazos máximos para a inscrição serão de 18 (dezoito) meses para alunos de Mestrado, 36 (trinta e seis) meses para alunos de doutorado que já tenham o título de mestre e 42 (quarenta e dois) meses para alunos de doutorado direto. No caso do descumprimento destes prazos, o(a) aluno(a) será automaticamente desligado do Programa.
  4. Na hipótese  da solicitação para a realização do exame de qualificação ocorrer antes de 50% do prazo regimental, o(a) aluno(a) deverá já ter sido aprovado no exame de proficiência em língua inglesa e portuguesa (no caso de estrangeiros).
  5. A solicitação do Exame de Qualificação deverá ser assinada pelo(a) aluno(a) e pelo(a) orientador(a) e deverá ser acompanhada dos seguintes documentos:
    1. Manuscrito contendo uma introdução com no máximo 10 (dez) páginas, objetivos, material e métodos, resultados, discussão preliminar, planejamento futuro e bibliografia. Alternativamente, a apresentação em forma de um ou mais artigos redigidos em português será admitida. Serão também aceitos artigos publicados ou submetidos para publicação, redigidos em inglês, desde que façam parte do trabalho de dissertação do aluno. No caso de apresentação em forma de artigo, o planejamento futuro deverá constar em anexo. Além disso, nesse caso, o aluno deverá seguir as normas de formatação de uma revista científica de reconhecida qualidade na sua área de atuação que deverá ser especificada.
    2. Resumo do trabalho;
    3. Formulário de sugestão para composição de Banca Examinadora;
    4. Cópia do certificado da Comissão de Ética ou declaração de isenção;
    5. Cópia do certificado de participação no Curso de Radioproteção (para aqueles cujo projeto envolve material radioativo);
    6. Cópia do certificado de participação no Curso de Treinamento no Uso de Animais de Experimentação (para aqueles cujo projeto envolve experimentação animal);
    7. Cópia do certificado em proficiência na língua inglesa e/ou portuguesa quando o exame não for realizado Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
    8. Ficha do aluno.
  6. O Exame de Qualificação deverá ser realizado em até 60 (sessenta) dias após a data de inscrição.
  7. A Banca Examinadora será escolhida pela CCP e deverá ser composta por 3 (três) membros com titularidade mínima de doutor. Serão indicados dois membros suplentes. O(a) orientador(a) e o(a) co-orientador(a) não poderão participar.
  8. O processo de avaliação levará em conta:
    1. Uma apresentação oral pública de 30 (trinta) a 45 (quarenta e cinco) minutos, onde o(a) aluno(a) discorrerá sobre o tema de seu trabalho e seus resultados;
    2. Arguição restrita ao público sobre o andamento do projeto e perspectivas futuras, baseada na apresentação oral e no manuscrito depositado no ato da solicitação do exame.
  9. Será considerado aprovado o aluno que obtiver aprovação da maioria dos membros da banca examinadora.
  10. O(A) aluno(a) reprovado(a) no Exame de Qualificação poderá repeti-lo apenas uma vez, dentro do prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias a contar da data da reprovação do primeiro exame.
  11. Para se inscrever no Exame de Qualificação o aluno deverá ter concluído pelo menos 50%  dos créditos previstos para o programa.