Edital

INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS

Edital de Abertura de Processo Seletivo PG/BMI

O Presidente da Comissão de Pós-Graduação do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo torna público que estão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Imunologia, em nível Mestrado, Doutorado ou Doutorado Direto.

Os pedidos de inscrição poderão ser feitos pessoalmente, no período citado, mediante requerimento dirigido ao Coordenador da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) e acompanhado dos seguintes documentos:

  1. a) Formulário de inscrição preenchido (http://www.pgimunousp.com.br/programa/formularios/);
  2. b) Cédula de identidade;
  3. c) CPF;
  4. d) Certidão de nascimento e/ou casamento;
  5. e) Título de eleitor com comprovante da última votação;
  6. f) Certificado de reservista ou Certificado de Dispensa de Incorporação (para candidatos do sexo masculino);
  7. g) Registro nacional de estrangeiro (RNE) e passaporte (se estrangeiro);
  8. h) Comprovante do pagamento da taxa de inscrição, correspondente a 20% do salário mínimo, que deverá ser paga na tesouraria do ICB III;
  9. i) Certificado de conclusão da Graduação e/ou Pós-Graduação (caso o candidato não tenha concluído o curso, esse documento poderá ser entregue até o momento da matrícula);
  10. j) Projeto de pesquisa (20 páginas – formato FAPESP, conforme http://www.fapesp.br/bolsas/);
  11. k) Cópia do Currículo atualizado da Plataforma Lattes do CNPq;
  12. l) Histórico escolar da Graduação (no caso de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto) e Pós-Graduação (no caso de Doutorado);
  13. m) Declaração do orientador de que aceita orienta-lo incluindo a concordância de ambos (aluno e orientador) de que o projeto apresentado será realizado no respectivo laboratório;

 

Requisitos e Programas:

Período de inscrição: 27 de setembro a 27 de outubro de 2017.

Horário: das 09:00 às 12:00 horas.

Local de inscrição: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Imunologia, Prédio Biomédicas IV, Av. Prof. Lineu Prestes, 1730, Cidade Universitária – 1º andar.

Período para realização da seleção: 08 e 09/11/2017

Número de Vagas: ilimitado.

 

Critérios de seleção para o Mestrado:

O processo seletivo para ingresso no Programa para o Mestrado será constituído por três fases, sendo as duas primeiras eliminatórias e a terceira classificatória, conforme descrição abaixo. Para ser aprovado(a), o(a) candidato(a) deverá receber media igual ou superior a 7 (sete), de um máximo de 10 (dez) pontos, na 1ª e 2ª fases do processo seletivo. A nota final de onde será definida a classificação será obtida através da media aritmética entre as notas obtidas nas três fases:

– 1ª fase: Exame de Conhecimentos Gerais em Imunologia (ECGI). Serão aprovados para a 2a fase aqueles que tiveram nota igual ou superior a 6 (seis) pontos.

2ª fase: Arguição sobre o projeto de pesquisa, sobre as questões da prova e temas relacionados a Imunologia. Essa arguição poderá ser presencial ou, alternativamente, por videoconferência. Serão aprovados para a 3a fase aqueles que tiveram media igual ou superior a 7 (sete) considerando a 1a e a 2a fases.

3ª fase: Análise do currículo e do projeto de pesquisa do(a) candidato(a), levando-se em consideração: o histórico escolar, a experiência pregressa em estágios de iniciação cientifica, aperfeiçoamento e/ou treinamento técnico; a participação a congressos científicos; as publicações.

 

Critérios de seleção para o Doutorado:

O processo seletivo para ingresso no Programa para Doutorado será constituído por três fases, todas eliminatórias, conforme descrição abaixo. Para ser aprovado(a), o(a) candidato(a) deverá receber pontuação igual ou superior a 7 (sete), de um máximo de 10 (dez) pontos, em cada uma das fases do processo seletivo. A nota final de onde ser definida a classificação será obtida através da media aritmética entre as notas obtidas nas três fases:

– 1ª fase: Análise dos históricos escolares (Graduação e Pos-graduação) e do currículo Lattes do(a) candidato(a).

2ª fase: Análise do projeto de pesquisa e sua inserção na área de Imunologia

3ª fase: Apresentação e arguição sobre o projeto de pesquisa e temas relacionados a Imunologia. Essa fase poderá ser presencial ou alternativamente acontecer por videoconferência.

 

Critérios de seleção para o Doutorado Direto:

O processo seletivo para ingresso no Programa para Doutorado Direto será constituído por três fases, as duas primeiras eliminatórias e a terceira classificatória, conforme descrição abaixo. Para ser aprovado(a), o(a) candidato(a) deverá receber media igual ou superior a 8 (oito), de um máximo de 10 (dez) pontos, na 1a e 2a fases do processo seletivo. A nota final de onde será definida a classificação será obtida através da media aritmética entre as notas obtidas nas três fases:

– 1ª fase: Exame de Conhecimentos Gerais em Imunologia (ECGI). Serão aprovados para a 2a fase aqueles que tiveram nota igual ou superior a 6 (seis) pontos.

2ª fase: Arguição sobre o projeto de pesquisa, sobre as questões da prova e temas relacionados a Imunologia. Essa arguição poderá ser presencial ou, alternativamente, por videoconferência. Serão aprovados para a 3a fase aqueles que tiveram media igual ou superior a 8 (oito) considerando a 1a e a 2a fases. Candidatos que tiverem media entre 6 (seis) e 7,9 (sete inteiros e nove décimos) concorrerão obrigatoriamente ao Mestrado.

3ª fase: Análise do currículo e do projeto de pesquisa do(a) candidato(a), levando-se em consideração: o histórico escolar, a experiência pregressa em estágios de iniciação cientifica, aperfeiçoamento e/ou treinamento técnico; a participação a congressos científicos; as publicações.

 

Alternativamente, o candidato poderá ingressar no Programa de Pos-graduaçao em Imunologia via GRE Subject Test promovido pela Education Testing Service (ETS). Serao aprovados para a 2a fase da seleção de Doutorado aqueles que estiverem classificados acima do percentil 70 do teste geral.

 

Importante: A aprovação no processo seletivo aqui regulamentado não implica em recebimento automático de bolsa do programa (CAPES ou CNPq). A atribuição de bolsas aos candidatos selecionados dependerá da disponibilidade das mesmas e de regras determinadas pela Comissão Coordenadora do Programa (CCP)

 

Literatura recomendada:

  • Imunobiologia de Janeway. Kenneth Murphy, Paul Travers, Mark Walport, 7ª ou 8ª Edição – Artmed.
  • Imunologia de Kuby. Thomas J. Kindt, Richard A. Goldsby, Barbara A. Osborne, 7ª Edição – Artmed.
  • Imunologia Celular e Molecular. Abul K. Abbas, Andrew H. Lichtman, Shiv Pillai, 7ª ou 8ª Edição –Saunders/Elsevier.
  • Vera L. Calich, Celideia Vaz, 2ª Edição – Revinter.

EDITAL PROCESSO SELETIVO – novembro 2017(2)- corrigido e solicitado a retificação